O VENTO ASSOBIANDO NA BLOGOSFERA
Pacheco Pereira tem razão quando diz, a propósito dos sobressaltos da nossa jovem blogosfera (acho o nome perfeito): "Ventos mais agrestes atravessarão a blogosfera e haverá quem aqui não se sinta bem . Mas os defensores de uma sociedade genuinamente liberal devem saudar este crescimento , esta maior exposição , esta espécie de crise de crescimento . "
O que os blogues também vêm trazer à superfície é o nosso imenso défice democrático; a nossa incapacidade de ouvir a esquerda se somos de direita, ou de ouvir a direita quando somos de esquerda (ou de ouvir qualquer um dos dois, quando desacreditamos da política). A nossa falta de sentido de humor e de poder de encaixe também sobem à superfície em todo o seu esplendor.
As caixas de comentários, como muito bem refere o Ze´Mário, vieram dar um cariz interventivo e de abertura aos visitantes dos blogues, convertendo-os de elemento passivo em motor e amplificador da discussão. Quanto a mim, este é um dos aspectos mais interessantes deste processo. Tenho esperança, que com o tempo, sejam cada vez menos os reparos anónimos e os graffitis inconsequentes e mais as achegas para os debates.
Uma coisa e´certa: malta habituada ao "eu é que sou o presidente da Junta e o resto que não me critique" pode ir fazendo as malas. A blogosfera não é para corações fracos e muito menos para dogmatismos autoritários.
Sem comentários:
Enviar um comentário